domingo, 8 de novembro de 2015

Falta de Água

Começa a época das chuvas, começa a época da falta de água da rede. Lá para Janeiro isto passa.

Há tempos vieram arranjar algo na canalização no prédio onde morava, claro que tinha de ser à hora do almoço. Felizmente foi coisa de pouca duração, passados uns 10 minutos o operativo vem amavelmente comunicar-nos que "o homem que tá lá a arranjá aquele quê, diz que já pode abri' o quê..." Traduzindo, a bomba de água está ligada, já se pode abrir a torneira. Em Angola, não há nada que não se resolva.
Agora, noutro apartamento, a avaria é outra, o efeito é o mesmo: abre-se lá o quê e a água não vem metade das vezes, (uma dia) hão-de vir mudar não sei o quê na bomba de água, entretanto, desliga-se a bomba, liga-se outra vez, e ela lá se vai dignando produzir uma pressão razoável para as necessidades do dia. Para não pensar tanto na falta de eficácia da bomba de água, hoje voltámos a estar a "girador" por umas horas; parece que foi por uma boa causa, nas 36 horas anteriores a energia esteve "fraca", não dava para ligar o AC, o microondas não aquecia, a luz mortiça... Depois de umas horas de corte, a energia voltou "reparada", tudo a funcionar correctamente. Creio que terá sido da chuva, desde a última avaria na zona (uma semana inteira a gerador, uma gaita!) a coisa tem estado perfeitamente estável.

A primeira chuvada a sério da estação aqui nesta banda foi na sexta-feira passada, quase 10 horas de carga de água ininterrupta. As acácias que já tinham manifestado o apreço por umas pingas na semana que passou, ontem rejubilaram. Floriram de repente, cachos de flores vermelhas por todo o lado, lindo.

Sem comentários:

Enviar um comentário