domingo, 11 de janeiro de 2015

De Passagem

Viajar na época dos feriados da quadra natalícia, traz algumas coisas curiosas agarradas: por exemplo, metade dos restaurantes fecham, as estações de serviço dão folga aos funcionários, nalgumas localidades os hotéis estão cheios. Ainda bem que telefonei a reservar, senão batia com o nariz na porta e o Lobito deixava de ser "passagem" para ser "impedimento" no acesso à praia... De passagem, Benguela tá fixe, mas com metade dos restaurantes fechados e outra metade em obras (na época alta, por amor da santa! Não podiam ter feito os consertos antes de Dezembro ou lá mais para Março?) vale-nos o Fininho, onde se encontra sempre uma refeição aprazível e umas "geladinhas" a condizer.
Lobito, em frente ao Alfa
Portanto, nada de ir para a estrada com problemas na viatura, nem nada de ir para o litoral sem alojamento garantido. Bem, garantido só mesmo o mar tranquilo, transparente, o Sol morno da manhã, o choco frito e os camarões do Miluis, o entardecer alaranjado, o fogo de artifício na passagem do ano,  a areia fina debaixo dos pés descalços...
Espera, calma aí! Descalços? ...Debaixo das chinelas! É que a época das festas trouxe dispensa aos funcionários, municipais e outros que tais, mas não dispensou a rapaziada que gosta de ir emborcar umas cervejas para a praia e deixa lá as latas e as garrafas partidas! E é pena, pois claro, mesmo com o esforço visível (fora dos feriados...) para manter as praias limpas, só mesmo a educação e o respeito poderão impedir que se estrague o que é de todos e que é tão bom, com cacos de vidro e lixo diverso indolentemente abandonados no areal. Na praia onde as crianças brincam soltas, onde se pode fruir, mesmo assim, de uns momentos de paz e de lazer, despejar a cabeça, descontrair, "recarregar as baterias", estamos aí à porta de um novo ano de trabalho, sem dar por isso já estamos metidos nele.


Sem comentários:

Enviar um comentário