Glossário

glossário
s. m.
1. Vocabulário que explica termos obscuros por meio de outros conhecidos.
2. Vocabulário dos termos técnicos de uma arte ou ciência

Bem, pois, vendo bem, a coisa é relativa... A maior parte dos termos que se seguem não são obscuros para uns bons milhões de portugueses que conhecem a África austral na generalidade e Angola em particular. Mas vá lá, pelo menos para mim eram, novato que sou nestas andanças pelo continente que começa ali a seguir ao Algarve. Por ordem alfabética da versão europeia do portugês.


Ananás
É a planta (em língua guarani) que dá abacaxi (em língua tupi). Coisas de índios. Os de cá são bons que se fartam. Quando colhidos no ponto e consumidos maduros, deitam um aroma doce de fazer crescer água na boca.

Bué, Bwe, mbwe
Muito, no sentido de "muito de" qualquer-coisa. Conceito de abundância (o "beaucoup" dos francos, não o "très").

Candengue (Kandenge)
O irmão mais novo; por extensão criança de pouca idade, pequenito, o miudo.


Catato
A isto chama-se começar em beleza: catato são larvas gordas, secas e geralmente fritas. Um apreciado quitute...


Chana
Clareira, com forma de suave depressão no chão arenoso do planalto do Cunene.

Chefe Máquina
Nome dado com um misto de respeito e carinho ao Toyota Land Cruiser. Quando o negócio é mesmo NÃO ficar na estrada...

 Chicuanga, tchicuanga
Versão dura do funje, moldada como um pão "cacete" enrolado em folha de bananeira e atado. Conserva-se vários dias, substitui o pão onde só há mandioca.

Cota
Ou kota, "o mais velho". Palavra com origem no kimbundu "dikota" que quer dizer isso mesmo. "Mais velho", coisa que carinhosa e respeitosamente me chamam às vezes por causa das barbas...

Funje
Funje ou funge (m) do Kicongo
funji, é uma papa cozida com aspecto de cola de sapateiro, de sabor simpático se for (bem) feito com farinha de mandioca, não sabe a nada se for feito com farinha de milho. Viscoso, tem a propriedade fantástica de se agarrar ao molho da muamba e do calulu...

Gajaja
Berlinde redondinho e amarelo, a fruta da 
Spondias mombin  aparece no fim da estação das chuvas. Ácida e doce, mais pele e caroço que outra coisa, o pouco sumo que se extrai da quase nenhuma polpa pode bem substituir o maracujá. Consta que tem propriedades medicinais e outras coisas mais...

Gindungo
Malagueta, piri-piri, chile... em preparação amassada com óleo para apimentar qualquer prato.


Ginguenga
Ginguba
Amendoim torradinho é (muito) bom, com açúcar é paracuca.


Jango
Espécie de telheiro ou caramachão, onde as pessoas da aldeia se juntam para comer e conversar.

Jinguenga
Frutinho vermelho escuro ou carmim, lisinho e sedoso ao tacto, do tamanho e da forma aproximada de um kiwi depilado com pevides pretas e tudo. Diz-se que é um fruto “de mulheres” que elas comem com gindungo e sal. Exótico... É a jing’enga, vermelha por fora e branca por dentra.

Kizaca
Ou kissaca, ou kisaka ou folha da mandioqueira. "Kozem-se" por bastante tempo as folhas pizadas, escorrem-se e faz-se um refogado com peixe e/ou camarão e/ou feijão, que toma o nome da folha. A kizaca fica uma espécie de esparregado que acompanha especialmente bem... tudo.


Loengo
Loengo
Ftrutinha roxa tamanho nêspera (Anisophyllea boehmii) que aparece na estação seca. Ácida mas não tanto como a gajaja, e que serve para fazer doce, menos doce que o mirangolo...

Maka, maca
Problema, questão, conflito (kimbundu)

Mamão
Papaia grande e redonda. Fruta cor de abóbora, boa para o pequeno-almoço. E para o jantar... .

Mambo

Assunto, "...tratar desse mambo aí..." (do kimbundu "doutrina")
Mirangolo

Mirangol ou Mirangolo
Carissa edulis (Vahl). Fruto de uns arbustos espinhosos, roxo quase preto quando maduro, faz lembrar uma cereja ou uva preta, com um monte de sementinhas espalmadas no centro. Sabe a um misto de ginja com ameixa... ora! só provando. Dá uma compota muito agradável, com uma acidez suave que acentua o sabor. Dá-se no Planalto Central, apanhei-as à beira da estrada do Lubango para o Namibe, na Humpata, onde frutifica de Novembro a Janeiro.

Mufete
Prato típico da ilha de Luanda em que um peixe grelhado (carapau, cacusso, calafate, garoupa...)  é temperado com gindungo fresco e limão, molho de cebola com vinagre e azeite, e acompanhado de  feijão de óleo de palma, banana pão, batata-doce, mandioca e farinha de mandioca ligeiramente torrada. Prato de festa (e tambem não...)

Mulemba ou Nsanda
(Ficus Psicolopoga Welw. ex Warb, Ficus Sicomurus, Phyllantus stuhlmannii Pax, ou Ficus thoningii Bleim).
É uma figueira venerada e protegida que representa a ligação com os antepassados; como qualquer bom Ficus, a resina é pegajosa.

Musseque
Em benefício de outros "africanos": Socialement équivalents aux favelas brésiliennes, les musseques se caractérisent par leur urbanisation anarchique, des constructions parfois en dur mais le plus souvent en matériaux légers (pisé) et sans fondations, des voies de circulation étroites et irrégulières dépourvues de revêtement, et des infrastructures sanitaires (tout-à-l'égoût, eau courante, électricité) inexistantes. Ou, por outras palavras, musseque vem do Kimbundu, literelmente "no vermelho" na terra ou no pó vermelho, chama-se aos bairros com ruas (e casas) de terra, distintas das pavimentadas das cidades. Por extensão da aplicação ou por maioria de razão, tem vindo a utilizar-se no mesmo sentido que bairro da lata, favela ou bidonville conforme a latitude do indígena.

Nzambi
Nzambi, Kalunga, Muvangi.... Nganga Nzambi, é o ser supremo, senhor do bem e do mundo, O criador. Não é espirito que se invoque por dá-cá-aquela-palha, não se ocupa com as criaturas, é Mukula Nzambi, O Grande Deus.

Papaia
Mamão pequeno e mais comprido, supostamente mais doce. É treta, aqui é igual. Quando é doce, é; quando não é...

Paracuca
Ginguba torrada com açúcar e/ ou mel. É mesmo bom acompanhamento para umas Cuca...

Quitute
O m. q, pitéu, acepipe

Samakakas

Samacaca, Samakaka
Padrão estampado ou tecido de desenhos repetidos. Usa-se em peaçs de pano para fazer qualquer tipo de roupa, presente na maioria dos trajes típicos angolanos, com mais ou menos cores, mais ou menos complexidade. Africaníssimo!


Wikionário: Mais vocábulos? Há sempre um wikionário à mão numa Internet qualquer perto de si. Basta seguir a ligação....