Aqui em Huambo tem chovido muito todos os dias, Abril águas mil. Num município vizinho, o rio inundou campos - disseram na rádio local - por causa disso os hipopótamos invadiram os campos de cultivo e arruinaram as colheitas da povoação. Bichos e gente, convívio por vezes difícil... Para os mosquitos, a solução é muito tecnológica: ligar o ar condicionado no quarto à tarde, aí nos 18ºC, as melgas não gostam. Fecha-se bem a porta, desliga-se o arrefecimento e temos uma noite livre de picadas. Não dá para usar com os hipopótamos, é pena.
O ar condicionado no Hotel Nova Estrela funciona muito bem. De resto, Huambo parece pouco “mosquiteira”, pelo menos nesta época e comparando com Luanda. Também não há deslizamentos de terras depois de chuvas torrenciais, nem casas destruidas nos musseques como em Luanda (aqui não há musseques caóticos empoleirados em montes de lixo como em Luanda, há aldeias de camponeses nos arredores).
O Hotel Nova Estrela é um mimo: a decoração é do tipo “luxo africano” parodiando o verdadeiro, o das arábias, com estátuas e repuxos, fontes e vasos por todo o lado, marfim (de imitação), cabeças de caça grossa nas paredes, antílope, búfalo e elefante (de imitação?), mais dourados, ocres, amarelos fortes, madeiras escuras, um autêntico jungle lodge da selva urbana completamente rococó, sofás indianos, enormes, cheios de almofadas com brocados, decadentes. E os quartos! Espaçosos, com cama king size, armários king size, jacuzzi king size, frigorifico (king size...), espelhos (enormes!) por todo o lado. Que pena faltar a água constantemente “ah, sim, estamos a encher o depósito, logo vai haver”, faltar a electricidade frequentemente e o jacuzzi não funcionar. Lá se vai conseguindo extrair um duchinho fraco remexendo nas torneiras todas,enquanto que na TV (de 100cm) às vezes, só às vezes, aparecem tremelicando os canais do governo, com “chuva”. Curiosamente o resultado global é extremamente asseado e muito confortável, abundantes funcionários atenciosos e dedicados, pequeno-almoço e lavagem diária do carro incluídos num preço competitivo. Quem diria.
Ah, descobrimos há bocado, chove no corredor. Aqui em Huambo tem chovido muito todos os dias.

Sem comentários:
Enviar um comentário