segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Não há milagres económicos

Hoje no Vaticano o Papa canonizou cinco beatos, a Igreja Católica tem assim mais uns santos. Em Portugal saiu o orçamento de Estado para o próximo ano, com isso ganhámos mais uns impostos. Há coisa de uns dois anos, dois Papas canonizaram outros dois Papas; pouco depois, o governo de Portugal aumentou o IVA. Para consolação, temos que continua imbatível o record do nosso Santo António de Lisboa, canonizado apenas um ano depois de morto, em 1232, ano em que D. Sancho II outorgou três forais no Alto Alentejo e não consta que tenha aumentado os impostos.

Que resulta disto? Acabaram-se os milagres em Portugal? Vai haver mais feriados religiosos? O número de santos no Livro do Vaticano é directamente proporcional ao peso dos impostos em Portugal? Uma dúvida mais ainda me assalta: os portugueses serão mártires do fisco, ou dos juros da dívida?

Enfim, alguma reflexão terá havido, tal como o Papa antes de canonizar, o governo reflecte antes de aumentar impostos... reflecte os interesses do Contabilista Mor, que isto de não haver milagres económicos só pode ser desígnio divino, do FMI ou do BCE, insondáveis por natureza.


Água mole em pedra dura, tanto dá, até que acaba a água (provérbio angolano? :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário