segunda-feira, 4 de maio de 2015

Kalandula

Aqui não há índios com a testa achatada como aqueles da anedota que viviam perto das cataratas do Niagara. Bem, estas cataratas  também não são tão altas nem tão ruidosas... Mas em compensação são mais agrestes, naturais, de uma beleza selvagem e primitiva e, principalmente, não gelam no Inverno, não há cá dessas parvoeiras climáticas no rio Lucala.
Curiosamente, a estrada recentemente renovada está melhor que a homóloga canadiana que levava ao complexo turístico de Niagara Falls quando lá estive... Mas não vem ao caso, voltando ao que interessa, as quedas da Kalandula são fixes. A perspectiva da margem direita é soberba, dá vontade de dar um saltinho (de 70km...) à pousada abandonada da outra margem, para ver tudo, tudo, tudo, encher os sentidos com as vistas, os cheiros, os sons da água a cair. Há-de ficar para a próxima. Por esta vez, em dia de muitos turistas e das fotos da praxe, fica a grandiosidade do salto da água nas rochas, da água límpida levando vida à selva verde lá em baixo, tal como nós ao fim de um dia calmo e refrescante, a caminho do mar lá para Oeste.

Pelo caminho, o pitoresco das aldeias, a calma campestre, a ruralidade ancestralmente organizada pontilhada por progressos civilizacionais, transporta-nos para uma África imaginada, mágica e concreta ao mesmo tempo, a África que não se revê nas cidades estranguladas pelos musseques intermináveis de uma civilização importada.


Sem comentários:

Enviar um comentário