terça-feira, 10 de maio de 2011

Musseque by night

Falta a luz constantemente no Lobito.

Ficámos num hotel quiçá demasiado novo... Sim, tem TV, tem ar condicionado, tem água, tem um arremedo de pequeno-almoço, boas camas, mas... não tem armários (nem um cabidezinho), não tem cadeira ou banco, não tem espelho nem toalheiro nem puxador na porta da casa de banho, os vidros ainda têm a medida escrirta a marcador preto, ainda não está bem bem bem acabado, está “em ampliação”. A falta que nos fazem estas irrelevâncias. Para além disso, falta a luz constantemente no Lobito; ou seja, para ir à procura de jantar temos de atravessar a cidade às escuras, através do movimento maluco dos barros da periferia em Sábado de feira à beira de todas as estradas na direcção do centro, ao início da noite. Vendo bem, todos os dias são dias de mercado à beira de todas as estradas. Não, não se vê bem o triângulo no meio do cruzamento (está cheio de gente) e mais adiante também não, não se vê onde sair da rotunda, está tudo cheio de taxis, motos e gente...

Enquanto jantávamos veio a luz, acenderam-se alguns candeeiros nas ruas e tudo. Faltou a luz novamente a seguir ao café, lá tivemos de encontrar o caminho de volta nvamente às escuras. Avenida fantasmagórica, iluminada apenas por algumas montras e reclamos luminosos, com gente a atravessar em qualquer lado, carros a aparecer de ruas inesperadas. Se as regras de trânsito não são seguidas por muitos automobilistas, os motociclistas, então, estão isentos... Ao atravessar o bairro na colina (sem luz nem geradores), subimos por entre gente, motos sem luzes, mais gente e mais gente. Tudo muito escuro, né? Dir-se-ia que este povo passa a vida na rua. Galinhas de campo, é o que são, capoeira não é com eles.

Um grande negócio em Angola é o dos geradores. Desde o portátil ao grupo de dez toneladas, passando por todos os modelos, cores, marcas (e níveis de ruido) que se possam imaginar, são um bem de primeira necessidade, principalmente nas cidades. O que precisas num apartamento ou vivenda? Primeiro, um gerador; logo podes ter um frigorífico, ar-condicionado... Que precisas num terreno à beira da estrada, onde irás construir um pequeno negócio? Um gerador, uma lâmpada, uma vedação e um “segurança” para tomar conta do terreno e do gerador. Ah, e de uma licença; o resto vai com tempo... Muito tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário